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terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mensagem de Feliz Natal e Próspero Ano Novo

São os votos de Feliz Natal e próspero ano novo da família São Borja Fusca Clube.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Extintor Pode Voltar a Ser Obrigatório Para Veículos de Passeio

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava facultativo o uso de extintores de incêndio em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Para justificar a anulação, o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.



Em setembro, o Contran justificara a desobrigação do extintor com um estudo que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos. O estudo também concluiu que o uso do extintor sem preparo representaria mais risco ao motorista do que o próprio incêndio em si.

O deputado Leal, por sua vez, diz que “não parece razoável a súbita mudança no entendimento havido por décadas quanto à importância e à obrigatoriedade desse equipamento de segurança”. Além disso, não foram apresentadas justificativas para a medida imposta, o que causou “perplexidade e desconfiança” sobre o Contran.

O deputado também se lembrou do acordo sobre a regulamentação básica unificada de trânsito, assinado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai em 1992, que já previa a obrigatoriedade do extintor. “Enquanto o país for signatário do referido acordo, não há como o item passar a ser facultativo nos veículos de passeio”, observou.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.


Por QuatroRodas, confira AQUI a matéria original.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vem aí: Encontro Veículos de Antigos de Itaqui - RS

A Confraria Itaquiense de Antigomobilistas convida a todos para participarem do Encontro de Veículos Antigos de Itaqui. O evento ocorrerá no dia 19/12 no cais do porto de Itaqui a partir das 19h.



Para maiores informações, entre em contato através do Facebook da Confraria AQUI.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Câmara Aprova Infração Grave Para Quem Estacionar em Vagas de Idosos e Deficientes

A infração para quem estaciona em vagas especiais para idosos ou deficientes indevidamente está prestes a ser mais severa. Nessa quarta-feira (9) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados a proposta de transformar o comportamento em infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 127,69 e a remoção do veículo. Hoje, a multa é leve e custa R$ 53,20, com três pontos na carteira.

Caso seja sancionada, multa deve passar de R$ 53,20 para R$ 127,69, com cinco pontos na carteira

O projeto considera como vias públicas os estacionamentos externos ou internos das edificações de uso público ou coletivo. Sendo aprovado, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) será alterado. Atualmente, existem discussões sobre a a possibilidade de fiscalização das vagas nos estacionamentos de estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo.

A deputada Tia Eron (PRB-BA) mesclou as propostas da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) - PL
460/11 e do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP) - PL 131/11. O intituito é que a força na pena eduque aqueles que não hesitam em para na vaga proibida. "Infelizmente a nossa população ainda carece de ter educação, especialmente no trânsito", disse a relatora.

Cadeirante, a deputada Mara Gabrilli defende a necessidade dessa mudança, já que em estabelecimentos privados de uso público os seguranças não têm poder de punição.  “Os seguranças de shopping, por exemplo, não têm poder de polícia. Então, eles não podem tirar, realmente, alguém da vaga. É uma falta de educação muito grande que acontece no Brasil."

A proposta deve seguir para o Senado e, sendo aprovada, pode ser sancionada - ou não - pela presidente.


Por Revista Auto Esporte, confira a matéria original AQUI

Pardais e Lombadas Eletrônicas das Rodovias Federais Gaúchas Devem ser Desligados Antes do Natal

Os 260 controladores de velocidade instalados nas rodovias federais do Rio Grande do Sul devem ser desligados a partir do dia 23 de dezembro. O motivo é o fim do contrato de cinco anos firmado com a empresa Kopp Tecnologia, em 2010. O mesmo vale para os pardais e lombadas eletrônicas instalados em Santa Catarina, que estão dentro do mesmo contrato assinado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) gaúcho.

Dessa forma, os controladores instalados, por exemplo, na ponte estaiada da Rodovia do Parque, os que estão localizados na BR-101, no litoral norte gaúcho, e os da BR-386, param de funcionar. Na BR-101, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes e mortes diminuíram desde que os pardais começaram a multar.



Em 2012, quando os 12 equipamentos começaram a entrar em operação, foram registrados 389 acidentes, chegou a aumentar para 399 em 2013, mas caiu para 371 em 2014. O número de mortes era de 29 em 2012. Diminuiu para 20 em 2013. E caiu para 14 no ano passado.

O Dnit está cogitando prorrogar o contrato até que uma nova licitação seja realizada. O novo edital está sendo construído, mas não há qualquer previsão de publicação. De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Garcia, a promessa é que os contratos serão prorrogado por um ano. O assunto será tratado na próxima semana em Brasília.

- Eles vão ser prorrogados. Não haverá descontinuidade dos serviços – promete o diretor, que concedeu entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta sexta-feira (11).

Os controladores começaram a ser instalados no Rio Grande do Sul em abril de 2011. Os primeiros começaram a multar pouco mais de um ano depois. Eles monitoram 280 faixas de tráfego.

As rodovias estaduais ficaram quatro anos com pardais desligados devido a demora na realização de licitação. Por mais de meio ano, e pelos mesmos motivos, lombadas eletrônicas das rodovias estaduais também não funcionaram.


Por RÁDIO GAÚCHA, confira a matéria original AQUI