A BELEZA DO VISUAL CHAMAVA A ATENÇÃO |
Durante os anos 70 o Brasil enfrentava os piores anos da
ditadura. Os Militares reprimiam qualquer atividade considerada uma ameaça a
integridade da nação. Durante este período, o mercado brasileiro estava fechado
a importações e poucos esportivos eram fabricados aqui nas terras tupiniquins.
Dentre eles se destacavam o karmann Ghia e o Karmann Ghia TC, além do Puma.
Naquela época a Volkswagen brasileira desfrutava de uma
certa independência da sua matriz alemã (diferente dos dias atuais). Então em
1969 teve início de forma independente um projeto de um carro esportivo, de
carroceria leve e totalmente nacional. O projeto foi chamado de “X” e era
liderado pelo engenheiro Senor Schiemann.
LEVEZA DAS LINHAS |
Somente em 1972 o Volkswagen SP ganhou as ruas. Inicialmente
era equipado com motor boxer de 1600cc montado sob a plataforma da Variant.
Essa configuração acabou não vingando, e logo a versão com motor 1700 ganhava
as concessionárias. Existem divergências sobre a origem do nome SP, para alguns
seria uma homenagem a São Paulo, estado onde o projeto foi idealizado, para
outros seria as iniciais de Sport
Prototype.
POUCO ESPAÇO PARA MALAS CARACTERIZAVAM O ESPORTIVO |
O acabamento do SP2 rompia a simplicidade dos VW. Bancos
anatômicos revestidos em couro, cintos de segurança três pontos (novidade para
a época), painel completo com velocímetro e hodômetro parcial, conta-giros,
marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio, além de freios a disco
na dianteira.
Segundo os testes da revista 4 Rodas da época, o SP2 com
motor 1700 gerava 75 cavalos, com dupla carburação, fazia de 0 a 100 km/h em
17,4 segundos e chegava aos 153 km/h. A estabilidade era considerada boa
equipado com pneus radiais.
REQUINTE NO INTERIOR |
Apesar de toda a beleza do projeto, o SP2 era um carro muito
caro, era possível comprar dois Fuscas 1300 com o preço de um SP2. O peso elevado
devido à carroceria ser fabricada em aço não ajudava, os principais
concorrentes eram fabricados em fibra, concedendo-lhes uma maior agilidade. Assim,
em 1976 o carro saiu de linha, deixando um total de 10.207* unidades fabricadas
(670 deles exportados para a Europa e outros países).
Hoje em dia o Volkswagen SP2 continua fascinando muitas
pessoas e é motivo de orgulho para quem conseguiu conservar um na garagem.
*Números não confirmados pela fábrica.
Confira a matéria da 4 Rodas avaliando o Volkswagen SP2
clicando no link (Edição 144 pág 36 ano 1972) CLICANDO AQUI
Faça o download da tabela de regulagem dos carburadores Brosol Solex para a linha Volkswagen CLICANDO AQUI
Excelente matéria do Flavio Gomes analisando o Volkswagen SP2:
Ficha técnica –
Volkswagen SP2
|
|
Produção
|
1972-1976
|
Classe
|
Esportivo
|
Carroceria
|
Dois volumes e meio
|
Motor
|
1.678 cc, 75 cv (5000 rpm)
|
Caixa de velocidades
|
4 marchas
|
Layout
|
2 lugares
|
Comprimento
|
4217
|
Largura
|
1610
|
Altura
|
1158
|
Peso
|
890
|
REGULAGEM RECOMENDADA PARA O CARBURADOR SOLEX DO O SP2 |
PROPAGANDA DE ÉPOCA |
PROPAGANDA DE ÉPOCA |
PROPAGANDA DE ÉPOCA |
Fontes:
www.volkspage.net
www.forumfuscabrasil.comwww.volkspage.net
3 comentários:
COMPRO MOTOR SP2 COM NUMERAÇÃO BL
ralfsebold@hotmail.com
Alguém sabe a onde eu encontrar aquelas argolas cromadas de plástico que saíram na roda da mangels no sp2 ...que iam encaixadas nas panelinhas de ventilação de ar ???? Pra quem souber meu email fabio.ar@hotmail.com
Alguém sabe a onde eu encontrar aquelas argolas cromadas de plástico que saíram na roda da mangels no sp2 ...que iam encaixadas nas janelinhas de ventilação de ar ???? Pra quem souber meu email fabio.ar@hotmail.com
Postar um comentário