O protetor de cárter
não é um item de uso obrigatório no Brasil, esta longe disto. Nas
concessionárias, normalmente é vendido como acessório, salvo
veículos off-road, onde o item é indispensável. Mas para você, proprietário de um antigo, vale ou não equipar o carro com o protetor
de cárter?
Cárter do Motor do Fusca |
A principal função
dessa estrutura, que normalmente é fabricada em aço, é proteger o
recipiente que aloja o óleo lubrificante do motor (o cárter), assim
como outras partes, a exemplo de correias, compressor do ar
condicionado e alternador. Nos EUA é raro um carro ter o componente.
Em algumas regiões da Europa, normalmente castigadas pela neve, o
acessório é utilizado para proteger as partes baixas do motor da
corrosão causada pelo sal, que é utilizado para derreter a neve.
Opção de Protetor de Cárter para o Fusca |
Aqui no Brasil não
sofremos com a neve, mas temos outros problemas: pavimentação
defeituosa, lombadas não niveladas, buracos e tudo mais que você
possa imaginar, ou seja, é muito fácil levar uma pancada no cárter.
Para o Fusca e seus
derivados existem no mercado dois modelos básicos, onde os preços
variam de R$70,00 a R$140,00. O investimento compensa, pois protege
partes muito sensíveis do motor, onde qualquer prejuízo pode ser
grande, exigindo reformas ou intervenções em motores muitas vezes ainda originais.
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